Autoavaliação
O Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual de Feira de Santana (PROGEL/UEFS) desenvolve uma política de autoavaliação sistemática e participativa, conforme as diretrizes da CAPES, da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UEFS) e da Instrução Normativa que rege a autoavaliação dos programas stricto sensu da instituição.
Instituído pela Resolução nº 01/2022, o Sistema de Autoavaliação do PROGEL/UEFS é regulado por um conjunto de políticas, diretrizes e instrumentos voltados à melhoria contínua da qualidade acadêmica e à consolidação institucional do Programa. Essa prática é fundamentada em processos formativos e estratégicos, de construção coletiva, e envolve ativamente docentes, discentes, egressos e servidores técnico-administrativos.
A autoavaliação no PROGEL compreende cinco etapas: preparação, implementação, divulgação dos resultados, uso dos resultados e meta-avaliação. Essas etapas são conduzidas por uma Comissão de Autoavaliação (CIA-PROGEL), composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, com mandato de quatro anos e autonomia para planejar, aplicar e analisar os instrumentos avaliativos.
Entre os principais instrumentos adotados estão seminários de sensibilização, questionários (impressos e online) e entrevistas, cujos resultados são amplamente divulgados, tanto no site do programa quanto em relatórios encaminhados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEFS. As informações obtidas subsidiam o planejamento estratégico do programa, permitindo ações corretivas e a consolidação de boas práticas.
O processo avalia três dimensões principais: Programa, Formação e Impacto na Sociedade. São analisados aspectos como proposta curricular, infraestrutura, perfil do corpo docente, qualidade da formação discente, produção intelectual, atuação de egressos, internacionalização e inserção social. A fase de meta-avaliação, por sua vez, garante o aprimoramento contínuo dos próprios processos avaliativos.
O PROGEL reafirma, com esta política, seu compromisso com a excelência acadêmica, a responsabilidade social da universidade pública e a transparência na gestão da pós-graduação. A autoavaliação, portanto, se integra à cultura institucional como um pilar fundamental para o desenvolvimento científico, crítico e social do Programa.