A COR DA MEMÓRIA: LITERATURA E POLÍTICA
Linha de Pesquisa: LITERATURA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS
Docente: Claudio do Carmo Gonçalves (Responsável pelo Projeto)
Data de início: 27/03/2017
O projeto discute como se instala uma genealogia étnico/racial na literatura produzida no Brasil, considerando a especificidade e o caráter imanente da politização da memória. Assim, é fundamental investigar como os acontecimentos da contemporaneidade, sobretudo nos prismas socioculturais, devotam um alto tributo aos antecedentes que o originaram, resultando daí um conjunto de causas que oferecem variados significantes. Deste modo, memória, identidade e política do cotidiano são temas subliminares a esta pesquisa.
A memória como matéria-prima da poética de António Lobo Antunes
Data: 16 de Maio 2024
Área: Linguística, Letras e Artes
Linha de Pesquisa: Narrativas Modernas e Contemporâneas
Coordenação: TÉRCIA COSTA VALVERDE
Contato: tecaverde05@outlook.com
Resolução CONSEPE: 043/2024
Resumo
Percebemos, ao longo de anos de investigação sobre a obra do escritor português contemporâneo António Lobo Antunes, que a memória aparece como temática central em suas narrativas, tanto nos romances quanto nas crônicas. Nelas, as reminiscências funcionam como mecanismos de reconstrução de sentidos para os personagens, que aparecem desconstruídos, desassistidos e abandonados pelo trágico presente em que se encontram. Também percebemos o estreito diálogo entre as lembranças das experiências e vivências do próprio escritor (a infância em Benfica, a juventude, a família, a experiência na guerra colonial em Angola, a clínica hospitalar, a morte da primeira esposa, as filhas, os outros casamentos, as doenças, a velhice) e as reminiscências de seus narradores e, até mesmo as dos personagens, concretizando, portanto, a veia autobiográfica dos escritos de Lobo Antunes, tão assinalada pela crítica especializada. Nas narrativas antunianas longas e, também nas curtas, a solução das mais diversas crises (existenciais, financeiras, afetivas, sanitárias) reside no passado, momento em que uma possível felicidade habitava o interior dos sujeitos ficcionais. Essa complexa relação das pessoas consigo mesmas e com os seus entes próximos, vizinhos, colegas e estranhos é projetada para a coletividade portuguesa, para a própria História da nação, que não soube, durante anos, auxiliada pelo salazarismo, sepultar o passado colonial, lidar com as mudanças político-econômicas e vivenciar o presente, em pleno século XX. Com o 25 de abril de 74, momento histórico também denominado de Revolução dos cravos, Portugal perdeu as suas últimas colônias na África. Pôde, portanto, despertar, definitivamente, para as mudanças políticas, econômicas e sociais que o Ocidente já havia se preparado. Faremos, portanto, um estudo apurado e interdisciplinar sobre a poética antuniana, perpassando pelos diálogos mnemônicos, históricos e identitários entre as narrativas e os fatos de Portugal e do Ocidente.
Objetivo Geral
Objetivamos, no presente projeto, analisar o processo de construção da memória como matéria-prima da poética antuniana, que molda uma narrativa de crítica social.
Equipe
Professores
- TÉRCIA COSTA VALVERDE http://lattes.cnpq.br/7836798472934362
Externos
- Ângela Beatriz de Carvalho Faria http://lattes.cnpq.br/0451881349456167 UFRJ
- Tânia Maria de Araújo Lima http://lattes.cnpq.br/8280794437858524 UFRN
- Tatiana Prevedello http://lattes.cnpq.br/6263959363197515 UFRGS/Colégio Militar de Curitiba
- Thaíla Moura Cabral http://lattes.cnpq.br/3169402619212172 UFS/UFRJ
- Norberto do Vale Cardoso undefined Instituto Politécnico de Bragança – PT
- Andreia Catarina Vaz Warrot undefined UPorto- PT
- Sérgio Paulo Guimarães Sousa undefined UMinho- PT
A memória nas literaturas contemporâneas de Portugal e África de língua portuguesa como reconstrução crítica histórica e identitária
Data: 16 de Maio 2024Área: Linguística, Letras e Artes
Linha de Pesquisa: Narrativas Modernas e Contemporâneas
Coordenação: TERCIA COSTA VALVERDE
Contato: tecaverde05@outlook.com
Resolução CONSEPE: 046/2024
A literatura portuguesa, a partir da década de sessenta do século passado, começa a romper de forma mais incisiva com o paradigma do passado, tanto a nível formal quanto temático. Nesse contexto de mudança estética, o cenário pós-moderno se instaura, ganhando força e representação. As narrativas ganham uma nova roupagem, mais fragmentada, polifônica, descontínua, multifacetada e instigante. Nelas, as incertezas da modernidade provocadas pelos fatos ocidentais (guerras mundiais, avanços tecnológicos, capitalismo, consumo exagerado) juntamente com a ampliação dos estudos culturais e identitários, revisões críticas da História colonial ocidental tornam-se matérias-primas das confecções artísticas de escritores pós-modernos e contemporâneos de Portugal e África de língua portuguesa, a exemplo de: António Lobo Antunes, José Saramago, Lídia Jorge, Teolinda Gersão, Valter Hugo Mãe, Mia Couto, Paulina Chiziane, Agualusa, dentre outros. Assim, revisitar o passado com olhos críticos configurou-se em uma ação primordial e urgente, para se entender o presente e o futuro destas nações aqui destacadas, neste projeto de pesquisa, e das identidades dos seus povos. Dessa forma, no final do século XX, a literatura portuguesa inicia um processo contundente de releitura e reescrita de toda a sua História. Em acréscimo, a metaficção historiográfica e a narrativa pós-colonial materializaram e proporcionaram o nascimento de uma renovada era das letras de Portugal, em diálogo também com as literaturas africanas de língua portuguesa.
Objetivo Geral
Analisar a memória, na narrativa portuguesa contemporânea, como um mecanismo de crítica social e desconstrução do passado colonial de Portugal.
Equipe
Professores
- TERCIA COSTA VALVERDE http://lattes.cnpq.br/7836798472934362
Externos
- Ângela Beatriz de Carvalho Faria http://lattes.cnpq.br/0451881349456167 UFRJ
- Tânia Maria de Araújo Lima http://lattes.cnpq.br/8280794437858524 UFRN
- Tatiana Prevedello http://lattes.cnpq.br/6263959363197515 UFRGS/Colégio Militar de Curitiba
- Thaíla Moura Cabral http://lattes.cnpq.br/3169402619212172 UFS/UFRJ
A LITERATURA DE JORNAL EM PERIÓDICOS BRASILEIROS.
Linha de Pesquisa: LITERATURA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS
Docente: Adeítalo Manoel Pinho (Responsável pelo Projeto)
Data de início: 01/01/2009
O projeto de pesquisa A Literatura de Jornal em Periódicos Brasileiros visa a identificação e organização em meio impresso e digital de jornais e revistas circunscritos ao território brasileiro ou estrangeiro vinculados por identidades visíveis (ideológicas, literárias e outras) e por um espaço temporal especificado. Por isso, ele está organizado em 3 atividades distintas e articuladas: Pesquisa de fontes em periódicos baianos, brasileiros e estrangeiros relacionados a um momento histórico (1910-1950); a formação de um acervo de periódicos (tanto convencional quanto digital); e o Grupo de Estudos Literários Contemporâneos: da literatura de jornal ao sistema literário.
ACERVOS TEXTUAIS DE CANUDOS: MEMÓRIA, NARRATIVAS, POESIA, CORDEL E AFINS
Linha de Pesquisa: LITERATURA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS
Data de início: 06/03/2017
Docente: Aleilton Santana da Fonseca (Responsável Pelo Projeto)
Estudo de acervos textuais de Canudos, em torno da guerra (1897), focalizando memória, narrativas, poesia, cordel e afins, de modo a ampliar o conhecimento das versões e as revisões, a partir de documentos produzidos ao longo de 120 anos, desde as origens até a contemporaneidade.
CACIMBA DE HISTÓRIAS: VIDAS E SABERES DOS CONTADORES DE HISTÓRIAS TRADICIONAIS DE CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA
Linha de Pesquisa: LITERATURA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS
Docente: Luciene Souza Santos (Responsável Pelo Projeto)
Data de início: 13/02/2020
Esta proposta de pesquisa é uma ação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais, criado no primeiro semestre de 2019 e integrará algumas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado da Bahia. O projeto “Cacimba de Histórias: encontros e intercâmbios com os saberes dos contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia” é uma proposta de pesquisa que tem como questão norteadora “Como construir intercâmbios entre os saberes tradicionais e o conhecimento acadêmico relacionados aos repertórios e à performance das tradições orais e da cultura popular?” e como objetivo geral “Investigar as histórias de vida de contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia a fim de construir intercâmbios entre os saberes tradicionais e o conhecimento acadêmico relacionados aos repertórios e à performance das tradições orais e da cultura popular.”. A metodologia de coleta desse acervo se dará por meio da entrevista narrativa, dispositivo de coleta de dados utilizado nas pesquisas (auto) biográficas mas, para isso, se estruturará em três eixos: o primeiro diz respeito a constituição de percursos de pesquisas a partir de componentes curriculares específicos, o segundo trata da sistematização, catalogação e visibilização dos percursos de pesquisas construídos em cada disciplina pelos membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais e o terceiro fala da sistematização e intercâmbio a partir do trabalho realizado em cada uma das universidades. Para isso, articulam-se em torno desse trabalho, quatro Instituições de Ensino (IES) públicas: a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), todas localizadas em regiões estratégicas para o estudo que busca, a priori, localizar o contador e a contadora de histórias tradicional (também chamados nesse estudo de mestres e mestras da tradição) que reside no interior do estado. A intenção é tanto conduzir a pesquisa em suas localidades como trazê-los à academia em rodas de histórias em que os estudantes interessados nas narrativas de tradição oral poderão tanto constituir repertórios quanto trocar saberes com mestres da cultura popular, alimentando assim a produção de conhecimento acadêmico a partir de perspectivas plurais e decoloniais (WALSH, 2005). Pretende-se ainda que os docentes pesquisadores desenvolvam ações de ensino, pesquisa e extensão sustentadas nessa constituição de acervos e promovam práticas artísticas que tenham uma articulação com a comunidade acadêmica e local, bem como ampliem os conhecimentos necessários para o crescimento pessoal e profissional dos seus estudantes. Serão nossos parceiros nessa coleta, tratamento e socialização de dados na UEFS: os estudantes do componente curricular optativo EDU925 – Formação de Contadores de Histórias: Conta Comigo! – O Programa de Extensão Observatório de Contação de Histórias – e o próprio Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais. Palavras-Chave: Contadores de Histórias; Contos de Tradição Oral; (Auto) Biografia; Mestres da Tradição; Literatura Oral. Período de execução: 3 anos FONTE: http://lattes.cnpq.br/7510636024505514
EDIÇÃO DAS OBRAS INÉDITAS DE EULÁLIO DE MIRANDA MOTTA
Linha de Pesquisa: LITERATURA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS
Docente: Patricio Nunes Barreiros (Responsável Pelo Projeto)
Data de início: 09/09/2015
O escritor baiano Eulálio de Miranda Motta (1907-1988) organizou diversas obras de sua autoria que ainda se encontram inéditas e preservadas em seu acervo pessoal. O presente projeto de pesquisa visa editar e publicar nove obras inéditas do escritor, a partir das fontes preservadas em seu acervo. Após estudo sistemático dos documentos, foram identificados nove esboços de livros inéditos preservados nos cadernos, cadernetas, folhas avulsas, datiloscritos e outros documentos do acervo do escritor (BARREIROS, 2012; 2013). A edição dos textos será subsidiada pelo método da Crítica Textual e seus desdobramentos contemporâneos (BARREIROS, P., 2013, SANTOS et al., 2012; LUCÍA MEGÍAS, 2012; LOSE, 2010; TELLES, 2006; CAMBRAIA, 2005; MCKENZIE, 2005; BLECUA, et al, 1999, MCGANN, 1998; FINNERAN, 1996). Pretende-se elaborar duas edições das obras: uma impressa e uma digital a ser publicada na Web (hiperedição), a partir do modelo adotado por Barreiros P. (2013). O projeto Edição das obras inéditas de Eulálio Motta foi criado em 2008 (Resolução CONSEPE 128/2008) e se estrutura em quatro etapas. Para a 4ª etapa (09/2015-08/2017) está previsto a continuidade das edições semidiplomáticas dos documentos do acervo, a edição crítica dos livros inéditos Luzes do crepúsculo, 3º edição de Canções do meu caminho, Flores e espinhos, Lágrimas, Meu caderno de trovas e uma Coletânea dos textos publicados em jornais, a construção do Portal Web para publicar as edições digitais e a estruturação do sistema de banco de dados dos documentos digitalizados.
GRACILIANO RAMOS: LITERATURA E CINEMA – ADAPTAÇÕES, TRANSCRIAÇÕES E OUTROS DIÁLOGOS
Linha de Pesquisa: POÉTICAS E NARRATIVAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS
Docente: Claudio Cledson Novaes (Responsável Pelo Projeto)
Data de início: 29/12/2017
O projeto propõe analisar os diálogos entre literatura/cinema e cinema/literatura, apontando recondicionamentos estéticos e reapropriações imaginárias nas confluências discursivas entre a linguagem literária e a cinematográfica. Abordagens as diversas possibilidades de trânsitos intertextuais e interdiscursivas, partindo de textos literários e fílmicos para problematizarmos as leituras contemporâneas da obra do escritor alagoano Graciliano Ramos, tomando-a como um lugar de enunciação privilegiado para discutir experiências primorosas de adaptações literárias no cinema brasileiro; e, para além das adaptações, discutiremos como as obras literárias do escritor são adaptadas diretamente ou não no cinema, possibilitando discutir as estratégias semióticas de transcriação fílmica no cinema nacional. São paradigmáticas neste sentido três obras do escritor traduzidas para as telas, duas delas pelo diretor Nelson Pereira dos Santos: Vidas Secas (1963) e Memórias do Cárcere (1984), e São Bernardo (1972), dirigida por Leon Hirszman. A pesquisa se fundamenta em referenciais que tomam as obras cinematográficas como suplementos que ampliam o universo simbólico das obras literárias, assim como exploram os sentidos do texto fonte as expressões singulares para se constituírem como linguagens autônomas que dialogam e, simultaneamente, aditam diferenças aos originais com os quais se relacionam. Neste projeto, as adaptações não serão mais apreciadas pelos filtros de valores hierárquicos e redutores como a “fidelidade”, ou de cultura literária versus cultura massiva. As obras de Graciliano Ramos no cinema serão analisadas a partir de pressupostos intersemióticos que privilegiam os diálogos em mão dupla, e as especificidades entre as séries culturais da literatura e do cinema. Os desdobramentos dos significados literários e cinematográficos nos levam a pensar sobre as formas de assimilações do texto fonte no texto adaptado, mas também reassimilações das adaptações cinematográficas para o imaginário cultural e as releituras dos textos literários canônicos, quando estes são reconectadas ao leitor/espectador pelo cinema, a partir dos contextos históricos e sociais que enquadram as adaptações fílmicas. A justificativa deste projeto é a importância do escritor Graciliano Ramos no horizonte teórico e crítico desta problemática, mas ainda não haver disponível muitos trabalhos sistematizados em livros que abordem estas questões para o grande público de leitores e espectadores da sua obra literária e adaptada ao cinema.
JANELA DE TOMAR: MATRIZES CULTURAIS EM NARRATIVAS PORTUGUESAS E BRASILEIRAS
Linha de Pesquisa: POÉTICAS E NARRATIVAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS
Docente: Flávia Aninger De Barros Rocha (Responsável Pelo Projeto)
Data de início: 04/03/2014
O presente projeto de pesquisa busca estabelecer um estudo analítico da presença de matrizes culturais do ocidente em narrativas portuguesas e brasileiras produzidas entre o século XIX e a contemporaneidade. É fato que boa parte das produções científicas e artísticas são construídas a partir da re-elaboração de uma herança cultural que as antecede. Com a literatura, esse procedimento potencializa-se e a presença das matrizes culturais que alimentam a história da humanidade está sempre se corporificando nos textos. A Mitologia greco-romana, a Bíblia Sagrada e, sobretudo, a própria literatura, estão sempre presentes nas obras, ora mais explícitas, ora mais implícitas. É, pois, em busca de identificar e realizar uma leitura de tais referências, citações, relações e adaptações dessas matrizes que realizaremos nossa pesquisa.
LITERATURA, CINEMA, TELEVISÃO E OUTRAS MÍDIAS AUDIOVISUAIS EM DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CONTEMPORÂNEO
Linha de Pesquisa: POÉTICAS E NARRATIVAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS
Docente: Claudio Cledson Novaes (Responsável Pelo Projeto)
Data de início: 04/03/2019
O Projeto problematiza as relações entre literatura, cinema, televisão e outras mídias audiovisuais, tomando como corpus principal o território cultural brasileiro em recortes literários, cinematográficos, novelas e seriados de tv, além de produções em outros suportes audiovisuais que façam convergir as leituras para os campos da semiologia, da análise do discurso, da filosofia da linguagem e outros operadores contemporâneos. São desenvolvidos estudos sobre os elementos éticos das representações e estéticos das relações estabelecidas entre as linguagens. Concentramos as investigações nos territórios geográficos e imaginários dos seguintes temas: literatura modernista e cinema moderno e seus desdobramentos contemporâneos, compreendendo autores e obras conhecidas no cenário nacional e internacional, mas também os enfoques sobre obras locais “invisíveis” ao cânone da cultura nacional. O Projeto acolhe pesquisas que se debrucem sobre as relações entre literatura, cinema, televisão e outras mídias audiovisuais numa perspectiva de formação do leitor contemporâneo, evidenciando o diálogo implícito e/ou explícito entre as linguagens com a preocupação de empreender leituras críticas e teóricas no sentido de atender a formação de leitores com base nas orientações e dispositivos manifestos nos documentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira para o campo do ensino de linguagens.
O NÚCLEO DE ESTUDOS DO SERTÃO: LINGUAGENS E IDENTIDADES
Linha de Pesquisa: LITERATURA, MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS
Docente: Aleilton Santana Da Fonseca (Responsável Pelo Projeto)
Data de início: 01/01/2007
O Núcleo de Estudos do Sertão: Linguagens e Identidades – NES é um projeto institucional de pesquisa e de extensão, implantado em 2000 e em funcionamento na UEFS. O NES caracteriza-se por sua natureza inter e transdisciplinar, bem como pelo seu caráter questionador de seu próprio objeto de estudo – o sertão. Toma como foco de discussão questões que se destacam pela sua transversalidade: linguagens e identidades. Esse núcleo congrega, em princípio, pesquisadores da UEFS e da UNEB, estando aberto a estudiosos de outras instituições, bem como de outras área do conhecimento. http://www.uefs.br/nes/atividades.htm
PROJETO PRETÉRITO IMPERFEITO: UMA COREOGRAFIA VERBAL DO AMOR NA CONTEMPORANEIDADE
Linha de Pesquisa: POÉTICAS E NARRATIVAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS
Docente: Alessandra Leila Borges Gomes Fernandes (Responsável Pelo Projeto)
Data de início: 01/03/2010
Projeto de pesquisa Pretérito Imperfeito: uma coreografia verbal do amor na contemporaneidade, de autoria da Profª Drª Alessandra Leila Borges Gomes (Állex Leilla) integra-se ao Núcleo de Estudos Portugueses – NEP – e configura uma proposta de leitura das formas e mecanismos de retomada, negação, diluição e/ou atualização do mito do amor romântico na contemporaneidade, a partir de um recorte dos elementos poéticos e dramáticos presentes em textos literários e filmes que explicitam novas possibilidades de investimentos nos vínculos afetivos. Compreendendo que na arte, o amor, não raras vezes, pode ser lido como uma metáfora-guia capaz de potencializar o investimento estético e pessoal dos artistas e escritores na cultura, o projeto pretende: mapear as imagens de amor presentes em textos literários e filmes contemporâneos, analisando suas implicações simbólicas, poéticas, políticas, sexuais e culturais; analisar tanto o reforço do mito do amor, quanto à crítica a essa projeção simbólica; comparar a multiplicação de significados que as imagens de amor adquirem a partir não só da diferença autoral, como, também, devido à especificidade e funcionamento da cultura a que pertencem; estimular e participar de reflexões, debates, encontros, mesas-redondas, minicursos e oficinas que trabalhem com as reinvenções do mito do amor na contemporaneidade; orientar trabalhos de pesquisa, quer na graduação, quer na pós-graduação, sobre textos literários e narrativas cinematográficas que problematizam o mito do amor; criar possibilidades de intercâmbios, interdisciplinar e entre instituições, acerca do tema.