| Projeto de Pesquisa |
| Nome: A Literatura de Jornal em Periódicos Brasileiros – fase 2 |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: ACERVOS, MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 01/01/2021 |
Data da Situação: 01/01/2021 |
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Descrição: O projeto de pesquisa A Literatura de Jornal em Periódicos Brasileiros visa a identificação e organização em meio impresso e digital de jornais e revistas circunscritos ao território brasileiro ou estrangeiro vinculados por identidades visíveis (ideológicas, literárias e outras) e por um espaço temporal especificado. Por isso, ele está organizado em 3 atividades distintas e articuladas: Pesquisa de fontes em periódicos baianos, brasileiros e estrangeiros relacionados a um momento histórico (1910-1950); a formação de um acervo de periódicos (tanto convencional quanto digital); e o Grupo de Estudos Literários Contemporâneos: da literatura de jornal ao sistema literário.
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Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| ADEITALO MANOEL PINHO (Responsável) |
Docente |
01/01/2021 |
– |
| CAMILA BRITO DE OLIVEIRA |
Discente – Mestrado |
01/03/2024 |
– |
| JOAO ELIAS DA CRUZ NETO |
Egresso – Mestrado |
24/05/2024 |
– |
| PATRICIO NUNES BARREIROS |
Docente |
01/03/2023 |
– |
| RAQUEL ANDRADE MOREIRA |
Egresso – Mestrado |
15/05/2024 |
– |
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Financiadores
| Nome |
Natureza do Financiamento |
Início |
Fim |
| FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP |
BOLSA |
04/01/2021 |
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| UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
OUTRO AUXÍLIO FINANCEIRO |
01/03/2022 |
|
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Produções Intelectuais Associadas
| Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
| COORDENAÇÃO DA MESA LITERATURA E OUTROS VIVERES E SABERES. 16. COLÓQUIO DO GELC. |
TÉCNICA |
ORGANIZAÇÃO DE EVENTO |
2024 |
| SIMPÓSIO ABRALIC ESCRITAS E VIDAS CONTEMPORÂNEAS: INCURSÕES, AVALIAÇÕES E DESAFIOS AO COMPARATIVISMO. |
TÉCNICA |
ORGANIZAÇÃO DE EVENTO |
2024 |
| 16º COLÓQUIO DO GELC,11º COLÓQUIO DO GPLR E 9ª JORNADA DO GPBIOH: LITERATURA E EDUCAÇÃO: APRENDER PARA RESISTIR, LIBERTAR, TRANSGREDIR, AMAR E CURAR. |
TÉCNICA |
ORGANIZAÇÃO DE EVENTO |
2024 |
|
| Projeto de Pesquisa |
| Nome: A memória como matéria-prima da poética de António Lobo Antunes |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: POÉTICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 01/03/2024 |
Data da Situação: 01/03/2024 |
|
Descrição: Percebemos, ao longo de anos de investigação sobre a obra do escritor português contemporâneo António Lobo Antunes, que a memória aparece como temática central em suas narrativas, tanto nos romances quanto nas crônicas. Nelas, as reminiscências funcionam como mecanismos de reconstrução de sentidos para os personagens, que aparecem desconstruídos, desassistidos e abandonados pelo trágico presente em que se encontram. Também percebemos o estreito diálogo entre as lembranças das experiências e vivências do próprio escritor (a infância em Benfica, a juventude, a família, a experiência na guerra colonial em Angola, a clínica hospitalar, a morte da primeira esposa, as filhas, os outros casamentos, as doenças, a velhice) e as reminiscências de seus narradores e, até mesmo as dos personagens, concretizando, portanto, a veia autobiográfica dos escritos de Lobo Antunes, tão assinalada pela crítica especializada. Nas narrativas antunianas longas e, também nas curtas, a solução das mais diversas crises (existenciais, financeiras, afetivas, sanitárias) reside no passado, momento em que uma possível felicidade habitava o interior dos sujeitos ficcionais. Essa complexa relação das pessoas consigo mesmas e com os seus entes próximos, vizinhos, colegas e estranhos é projetada para a coletividade portuguesa, para a própria História da nação, que não soube, durante anos, auxiliada pelo salazarismo, sepultar o passado colonial, lidar com as mudanças político-econômicas e vivenciar o presente, em pleno século XX.Com o 25 de abril de 74, momento histórico também denominado de Revolução dos cravos, Portugal perdeu as suas últimas colônias na África. Pôde, portanto, despertar, definitivamente, para as mudanças políticas, econômicas e sociais que o Ocidente já havia se preparado. Dessa forma, António Lobo Antunes se consagra, na segunda metade do século XX, como um escritor que reavaliou os principais fatos de seu país, recontou a História colonial e imperialista portuguesa, criticou o salazarismo e, ajudou a construir uma outra ideia de nação portuguesa, atual, moderna, contemporânea, voltada para um futuro que se instaurou capitalista, tecnológico, veloz, alinhado com as demandas das demais nações europeias e mundiais. Objetivamos, no presente projeto, analisar o processo de construção da memória como matéria-prima da poética antuniana, que molda uma narrativa de crítica social. Como objetivos específicos pretendemos: entender como o processo memorialístico pode (re)construir identidades coletivas e individuais; investigar a memória, na narrativa de António Lobo Antunes, como um mecanismo de crítica social e desconstrução do passado colonial de Portugal, em diálogo com o Ocidente. Também objetivamos: ampliar e manter os estudos antunianos em nossa região, Feira de Santana, Bahia, uma vez que António Lobo Antunes se consagrou como um gigante da literatura contemporânea mundial
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Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| ALANA DE OLIVEIRA FREITAS EL FAHL |
Docente |
11/03/2024 |
– |
| GABRIELLE STEFANE DIAMANTINO LIMA |
Discente – Mestrado |
11/03/2024 |
– |
| MARIA GABRIELA SILVA DE MACEDO E MARQUES GUERRA |
Discente – Mestrado |
11/03/2024 |
– |
| TERCIA COSTA VALVERDE (Responsável) |
Docente |
01/03/2024 |
– |
|
Financiadores
| Nome |
Natureza do Financiamento |
Início |
Fim |
| FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP |
BOLSA |
01/03/2024 |
|
|
Produções Intelectuais Associadas
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| Projeto de Pesquisa |
| Nome: A memória nas literaturas contemporâneas de Portugal e África de língua portuguesa como reconstrução crítica histórica e identitária |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: POÉTICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 01/03/2024 |
Data da Situação: 01/03/2024 |
|
Descrição: A literatura portuguesa, a partir da década de sessenta do século passado, começa a romper de forma mais incisiva com o paradigma do passado, tanto a nível formal quanto temático. Nesse contexto de mudança estética, o cenário pós-moderno se instaura, ganhando força e representação. As narrativas ganham uma nova roupagem, mais fragmentada, polifônica, descontínua, multifacetada e instigante. Nelas, as incertezas da modernidade provocadas pelos fatos ocidentais (guerras mundiais, avanços tecnológicos, capitalismo, consumo exagerado) juntamente com a ampliação dos estudos culturais e identitários, revisões críticas da História colonial ocidental tornam-se matérias-primas das confecções artísticas de escritores pós-modernos e contemporâneos de Portugal e África de língua portuguesa, a exemplo de: António Lobo Antunes, José Saramago, Lídia Jorge, Teolinda Gersão, Valter Hugo Mãe, Mia Couto, Paulina Chiziane, Agualusa, dentre outros.Assim, revisitar o passado com olhos críticos configurou-se em uma ação primordial e urgente, para se entender o presente e o futuro destas nações aqui destacadas, neste projeto de pesquisa, e das identidades dos seus povos. Dessa forma, no final do século XX, a literatura portuguesa inicia um processo contundente de releitura e reescrita de toda a sua História. Em acréscimo, a metaficção historiográfica e a narrativa pós-colonial materializaram e proporcionaram o nascimento de uma renovada era das letras de Portugal, em diálogo também com as literaturas africanas de língua portuguesa. Os pós-modernistas se consagraram, na segunda metade do século XX, como escritores que reavaliaram os principais fatos de seu país, recontaram a História colonial e imperialista portuguesa, criticaram o salazarismo, e ajudaram a construir uma outra ideia de nação portuguesa, atual, moderna, contemporânea, voltada para um futuro capitalista, alinhado com as demais nações europeias e mundiais, dentre eles: José Saramago, Lídia Jorge, Teolinda Gersão, José Luís Peixoto, Mário Cláudio, entre outros escritores contemporâneos, que herdaram a inquietude deixada pelo pós-modernismo.Pensar todo esse passado colonial / descolonial na obra dos escritores portugueses nos remete aos estudos e diálogos com alguns autores da África de Língua Portuguesa, a exemplo de: Paulina Chiziane, Mia Couto, Agualusa, Adelino Timóteo. Nas mais diversas poéticas destes intelectuais, o leitor se depara com universos e personagens que tentam afirmar e definir as suas identidades, não mais diluídas e influenciadas pela cultura dos ex-colonizadores. Tanto os escritores portugueses quanto os escritores africanos aqui citados (e há muitos outros), ao revisitarem o passado de suas nações, através da memória e das reminiscências, tecem um fio poético crítico e carregado de ironia, bem como recheado de grotesco, que se traduz em uma maneira criativa e inteligente de criticar os erros, as falhas e as fissuras deixadas por um passado ocidental que valorizou o poder do vil metal, como mesmo afirmou Camões, em sua épica, em alguns momentos de tomada de consciência e avaliação do empreendimento marítimo de outrora. Objetivamos, no presente projeto, analisar a memória, na narrativa portuguesa contemporânea, como um mecanismo de crítica social e desconstrução do passado colonial de Portugal. Como objetivos específicos pretendemos: Dialogar com outros autores contemporâneos portugueses e africanos de Língua Portuguesa, visando um melhor entendimento dos fatos ocorridos entre colonizadores e colonizados; destacar o uso memorialístico como (re)construção de identidades e culturas.
|
Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| AMOSSE JORGE GELO |
Discente – Mestrado |
01/04/2024 |
– |
| TERCIA COSTA VALVERDE (Responsável) |
Docente |
01/03/2024 |
– |
|
Financiadores
| Nome |
Natureza do Financiamento |
Início |
Fim |
| FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP |
BOLSA |
01/03/2024 |
|
| UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
OUTRO AUXÍLIO FINANCEIRO |
01/03/2024 |
|
|
Produções Intelectuais Associadas
| Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
| A TRANSGRESSÃO SEXUAL COMO ELEMENTO DA ESTÉTICA GÓTICA EM ?MULUNGU?, DE ADELINO TIMÓTEO |
TÉCNICA |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
2024 |
| A TRANSGRESSÃO SEXUAL COMO ELEMENTO DA ESTÉTICA GÓTICA EM ?MULUNGU?, DE ADELINO TIMÓTEO |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2024 |
| REPENSANDO A ÁFRICA NA DIÁSPORA: REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE CULTURAL AFRO-BRASILEIRA |
TÉCNICA |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
2024 |
|
| Projeto de Pesquisa |
| Nome: Acervos do Semiárido Baiano: Plataforma Digital para Divulgação de Documentos Históricos e Culturais |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: ACERVOS, MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 01/03/2024 |
Data da Situação: 01/03/2024 |
|
Descrição: O projeto tem como objetivo criar uma plataforma digital de livre acesso para reunir, preservar e disponibilizar documentos históricos e culturais da região do Semiárido Baiano. A iniciativa, financiada pela FINEP, por meio da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/Identidade Brasil Recuperação e Preservação de Acervos 2024, busca enfrentar desafios como a dispersão, deterioração e dificuldade de acesso aos acervos, promovendo sua valorização e uso em pesquisas acadêmicas, atividades educacionais e ações culturais. O projeto prevê o mapeamento e catalogação dos acervos, a digitalização de aproximadamente 200.000 itens sob tutela da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o desenvolvimento de uma plataforma digital expansível, com funcionalidades avançadas de busca, categorização e visualização. Entre os resultados esperados estão a preservação do patrimônio cultural, a democratização do acesso ao conhecimento, o fortalecimento da identidade cultural regional e nacional, e o estímulo à pesquisa científica. A iniciativa também fomenta parcerias interinstitucionais e a colaboração com comunidades locais, promovendo a inclusão digital e o desenvolvimento sustentável no Semiárido Baiano.
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Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| CLAUDIO CLEDSON NOVAES |
Docente |
01/03/2024 |
– |
| IDMAR BOAVENTURA MOREIRA |
Docente |
01/03/2024 |
– |
| PATRICIO NUNES BARREIROS (Responsável) |
Docente |
01/03/2024 |
– |
|
Financiadores
| Nome |
Natureza do Financiamento |
Início |
Fim |
| FINANCIADORA DE ESTUDOS PROJETOS FINEP |
OUTRO AUXÍLIO FINANCEIRO |
02/12/2024 |
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|
Produções Intelectuais Associadas
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| Projeto de Pesquisa |
| Nome: ARQUEOLOGIA DA CIVILIZAÇÃO PASTORIL SERTANEJA: ESTUDOS PARA EDIÇÃO REVISTA E COMENTADA DO LIVRO FIDALGOS E VAQUEIROS DE EURICO ALVES BOAVENTURA |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: ACERVOS, MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 02/02/2022 |
Data da Situação: 02/02/2022 |
|
Descrição: O projeto pretende associar pesquisadores para desenvolver uma investigação transdisciplinar, com o objetivo principal de discutir sob o crivo dos estudos contemporâneos a tese engendrada por Eurico Alves Boaventura sobre a formação da civilização sertaneja, publicada no livro Fidalgos e Vaqueiros. Além do estudo da tese perpetrada pelo autor sobre o compasso histórico da conquista do sertão pelo criador de gado e responsável pela consolidação do território brasileiro para além do litoral, pretendemos analisar os elementos culturais atribuídos pelo escritor como os elos da épica conquista do sertão pelo vaqueiro e fazendeiro, que forjou uma cultura singular crivada pela tradição da fidalguia conjugada com o trabalho desbravador do território interiorano. A intensão principal com os estudos do livro e preparar uma edição crítica de Fidalgos e Vaqueiros com estudos de seus variados aspectos linguísticos, literários e culturais
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Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| ADEITALO MANOEL PINHO |
Docente |
02/02/2022 |
– |
| CLAUDIO CLEDSON NOVAES (Responsável) |
Docente |
02/02/2022 |
– |
| IDMAR BOAVENTURA MOREIRA |
Docente |
02/02/2022 |
– |
| MARCOS CEZAR BOTELHO DE SOUZA |
Docente |
02/02/2022 |
– |
| ZENIA RAYSSA SOUZA DE OLIVEIRA ARAGAO |
Discente – Mestrado |
10/03/2024 |
– |
|
Financiadores
| Nome |
Natureza do Financiamento |
Início |
Fim |
| FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP |
BOLSA |
02/03/2022 |
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|
Produções Intelectuais Associadas
|
| Projeto de Pesquisa |
| Nome: CACIMBA DE HISTÓRIAS: VIDAS E SABERES DOS CONTADORES DE HISTÓRIAS TRADICIONAIS DE CIDADES DO INTERIOR DA BAHIA |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: ACERVOS, MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 13/02/2020 |
Data da Situação: 13/02/2020 |
|
Descrição: Esta proposta de pesquisa é uma ação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais, criado no primeiro semestre de 2019 e integrará algumas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado da Bahia. O projeto “Cacimba de Histórias: encontros e intercâmbios com os saberes dos contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia” é uma proposta de pesquisa que tem como questão norteadora “Como construir intercâmbios entre os saberes tradicionais e o conhecimento acadêmico relacionados aos repertórios e à performance das tradições orais e da cultura popular?” e como objetivo geral “Investigar as histórias de vida de contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia a fim de construir intercâmbios entre os saberes tradicionais e o conhecimento acadêmico relacionados aos repertórios e à performance das tradições orais e da cultura popular.”. A metodologia de coleta desse acervo se dará por meio da entrevista narrativa, dispositivo de coleta de dados utilizado nas pesquisas (auto) biográficas mas, para isso, se estruturará em três eixos: o primeiro diz respeito a constituição de percursos de pesquisas a partir de componentes curriculares específicos, o segundo trata da sistematização, catalogação e visibilização dos percursos de pesquisas construídos em cada disciplina pelos membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais e o terceiro fala da sistematização e intercâmbio a partir do trabalho realizado em cada uma das universidades. Para isso, articulam-se em torno desse trabalho, quatro Instituições de Ensino (IES) públicas: a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), todas localizadas em regiões estratégicas para o estudo que busca, a priori, localizar o contador e a contadora de histórias tradicional (também chamados nesse estudo de mestres e mestras da tradição) que reside no interior do estado. A intenção é tanto conduzir a pesquisa em suas localidades como trazê-los à academia em rodas de histórias em que os estudantes interessados nas narrativas de tradição oral poderão tanto constituir repertórios quanto trocar saberes com mestres da cultura popular, alimentando assim a produção de conhecimento acadêmico a partir de perspectivas plurais e decolonais (WALSH, 2005). Pretende-se ainda que os docentes pesquisadores desenvolvam ações de ensino, pesquisa e extensão sustentadas nessa constituição de acervos e promovam práticas artísticas que tenham uma articulação com a comunidade acadêmica e local, bem como ampliem os conhecimentos necessários para o crescimento pessoal e profissional dos seus estudantes. Serão nossos parceiros nessa coleta, tratamento e socialização de dados na UEFS: os estudantes do componente curricular optativo EDU925 – Formação de Contadores de Histórias: Conta Comigo! – O Programa de Extensão Observatório de Contação de Histórias – e o próprio Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais. Palavras-Chave: Contadores de Histórias; Contos de Tradição Oral; (Auto) Biografia; Mestres da Tradição; Literatura Oral. FONTE: http://lattes.cnpq.br/7510636024505514
|
Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| ANA JACI MENDES SOUZA CARNEIRO |
Discente – Mestrado |
10/04/2024 |
– |
| LUCIENE SOUZA SANTOS (Responsável) |
Docente |
13/02/2020 |
– |
|
Financiadores
|
Produções Intelectuais Associadas
| Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
| ESTUDOS E PESQUISAS EM POÉTICAS ORAIS: A CACIMBA DE HISTÓRIAS E O INTERCÂMBIO ENTRE SABERES |
BIBLIOGRÁFICA |
LIVRO |
2024 |
| II REDEMOINHOI DE SABERES: JORNADA DE PESQUISA EM NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS |
TÉCNICA |
ORGANIZAÇÃO DE EVENTO |
2024 |
|
| Projeto de Pesquisa |
| Nome: Círculos familiares de leitura no século XIX no Brasil: formação individual e coletiva |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 02/02/2024 |
Data da Situação: 02/02/2024 |
|
Descrição: A leitura no Brasil oitocentista, especialmente em espaços domésticos, desempenhou um papel central na formação cultural de indivíduos e grupos. Práticas de leitura compartilhada dentro das famílias contribuíram para a construção de identidades sociais, para a transmissão de valores e para a difusão do conhecimento em um contexto de acesso restrito ao livro e à educação formal. Além de registros históricos e documentos da época, muitas obras literárias e ensaísticas comentaram sobre esses círculos familiares de leitura. José de Alencar, em Como e porque sou romancista, relembra sua experiência leitora na infância, enquanto contos e romances de Machado de Assis e de outros autores oitocentistas frequentemente retratam cenas de leitura no ambiente doméstico. Essas representações literárias também serão consideradas na análise, buscando compreender como a leitura era valorizada e simbolizada no imaginário da época. Objetivos • Identificar os principais espaços e dinâmicas da leitura familiar no Brasil do século XIX. • Examinar os gêneros textuais e obras mais comuns nesses círculos de leitura. • Analisar a influência dessas práticas na formação do sujeito leitor e na constituição de uma cultura letrada. • Verificar como tais experiências se relacionavam com questões de classe, gênero e acesso à educação. • Investigar como a literatura do século XIX representou e comentou os círculos familiares de leitura.
|
Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| FABIOLA SILVA DE OLIVEIRA VILAS BOAS |
Docente |
02/02/2024 |
– |
| FLAVIA ANINGER DE BARROS ROCHA (Responsável) |
Docente |
02/02/2024 |
– |
| JACIENE DE ANDRADE SANTOS |
Egresso – Mestrado |
02/02/2024 |
– |
| MARIA DE LOS ANGELES ZARRAGA RAMIREZ |
Discente – Mestrado |
01/04/2024 |
– |
|
Financiadores
|
Produções Intelectuais Associadas
|
| Projeto de Pesquisa |
| Nome: Clínica de artista: escrita, arte e pensamento |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: POÉTICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 02/01/2023 |
Data da Situação: 02/01/2023 |
|
Descrição: Analisa as relações entre obra e vida, investigando nas práticas de imaginação pública (literatura, artes visuais, dança, teatro, audiovisual, performance) a habilidade do artista em transfigurar um acontecimento em obra, a ponto da vida e de uma forma-de-viver tornarem-se uma estética, e sobretudo, uma erótica da existência.
|
Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| BEATRIZ DA FONSECA MORAES LINHARES |
Discente – Mestrado |
11/03/2024 |
– |
| DAVI ASSUNCAO DOS SANTOS |
Discente – Mestrado |
13/03/2023 |
– |
| LUCIENE SOUZA SANTOS |
Docente |
01/03/2024 |
– |
| MILENA NASCIMENTO DE SOUZA |
Discente – Mestrado |
11/03/2024 |
– |
| MOISES OLIVEIRA ALVES (Responsável) |
Docente |
02/01/2023 |
– |
|
Financiadores
|
Produções Intelectuais Associadas
| Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
| NARRATIVA DO TESTEMUNHO A PARTIR DA OBRA ‘O PÊNDULO DE EUCLIDES’, DE ALEILTON FONSECA |
BIBLIOGRÁFICA |
ARTIGO EM JORNAL OU REVISTA |
2024 |
| UM LUGAR DE NINGUÉM |
BIBLIOGRÁFICA |
LIVRO |
2024 |
| UMA POÉTICA DO TESTEMUNHO A PARTIR DA OBRA MATÉRIA DE POESIA, DE MANOEL DE BARROS |
BIBLIOGRÁFICA |
ARTIGO EM JORNAL OU REVISTA |
2024 |
|
| Projeto de Pesquisa |
| Nome: Edições e estudos do acervo de Afrânio Peixoto (Fase I) |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: ACERVOS, MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 02/01/2024 |
Data da Situação: 02/01/2024 |
|
Descrição: Nascido em Lençóis (1876-1947), nas Lavras Diamantinas, Afrânio Peixoto foi um dos mais influentes intelectuais brasileiros da primeira metade do século XX, destacando-se como médico legista, professor, filólogo, lexicógrafo, crítico literário, ensaísta, romancista, poeta, historiador, educador e político. Sua atuação como escritor conta com algumas dezenas de obras literárias e científicas, além de publicações em revistas, jornais e folhetos. Ele foi responsável pela edição crítica da obra completa de Castro Alves e importantes estudos filológicos e literários sobre o Padre José de Anchieta, Gregório de Matos, Bento Teixeira, Basílio da Gama, Euclides da Cunha, entre outros. Destacam-se também seus estudos filológicos, lexicográficos e literários sobre a obra de Camões, sendo considerado um dos mais importantes comonistas de seu tempo. O acervo pessoal de Afrânio Peixoto foi organizado e doado por sua esposa para compor o arquivo documental da Casa da Cultura e Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis. Esse conjunto documental conta com manuscritos, datiloscritos, provas tipográficas, notas de leituras, correspondências, fotografias e outros itens que possibilitam realizar estudos no campo da filologia, dos estudos do léxico e dos estudos literários. Em sua primeira fase, o projeto visa (i) organizar (tratamento arquivístico) e digitalizar os documentos do acervo; (ii) realizar estudos da correspondência; (iii) fazer o levantamento de fontes para o estudo da eugenia no Brasil; (iv) realizar estudos metafilológicos da edição da obra de Castro Alves empreendida por Afrânio Peixoto; e (v) realizar estudos metalexicográficos do Dicionário de Os Lusíadas. Entre os produtos previstos como resultados do projeto estão a publicação das cartas ativas e passivas de Afrânio Peixoto; a publicação de uma edição comentada da Edição Crítica de Castro Alves (estudo metafilológico); a edição comentada do Dicionário de Os Lusíadas de Luis de Camões (estudo metalexicográfico); e a elaboração de uma Plataforma Digital para disponibilizar os documentos do acervo. A pesquisa está relacionada a um convênio de cooperação entre a Fundação Pedro Calmon, a Casa da Cultura e Memorial Afrânio Peixoto, a UEFS e o SENAI/CEMATEC.
|
Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| PATRICIO NUNES BARREIROS (Responsável) |
Docente |
02/01/2024 |
– |
|
Financiadores
|
Produções Intelectuais Associadas
| Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
| AS CORRESPONDÊNCIAS JESUÍTICAS DE AFRÂNIO PEIXOTO EDIÇÃO DE UMA CARTA DE SERAFIM LEITE |
BIBLIOGRÁFICA |
ARTIGO EM PERIÓDICO |
2024 |
| I SEMINÁRIO AFRÂNIO PEIXOTO |
TÉCNICA |
ORGANIZAÇÃO DE EVENTO |
2024 |
| XI SEMINÁRIO DE ESTUDOS FILOLÓGICOS (SEF) |
TÉCNICA |
ORGANIZAÇÃO DE EVENTO |
2024 |
|
| Projeto de Pesquisa |
| Nome: HIPEREDIÇÃO DAS OBRAS DE EULÁLIO MOTTA PARA FINS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 01/03/2023 |
Data da Situação: 01/03/2023 |
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Descrição: projeto de pesquisa em questão tem por objetivo realizar um estudo crítico-filológico das obras de Eulálio Motta com a finalidade de elaborar uma hiperedição voltada para estudantes da Educação Básica. Isso implica em ampliar o alcance da práxis filológica, por meio de um processo de transposição didática que possibilite aos estudantes conhecer os modos de produção, circulação e recepção dos textos. O acesso aos bastidores da escrita, com suas rasuras, cancelamentos e versões, e os processos de reescrita dos textos, as anotações marginais, as notas de leituras para a escrita das obras, a correspondência e os demais paratextos colocam em cena os aspectos mais humanos da escrita, permitindo que os estudantes façam reflexões críticas, problematizando o papel artístico, social, histórico, cultural e político do texto literário. A pesquisa em pauta corresponde ao desdobramento do macroprojeto Edição das obras inéditas de Eulálio Motta, que teve início em 2008 e se estruturou em cinco etapas. Na primeira, o objetivo foi organizar, catalogar e digitalizar o acervo do escritor. Nas etapas dois, três e quatro foram realizadas edições impressas e digitais das obras inéditas, voltadas para o público especializado, resultando na publicação de livros, artigos, capítulos de livros e sites com as edições digitais. Ao longo do tempo, foi possível analisar a produção literária de Eulálio Motta e sua atuação no jornalismo e no cenário político brasileiro. No campo filológico foi possível desenvolver uma metodologia para edições de documentos de acervos de escritores, valorizando a diversidade de documentos prototextuais, paratextuais e sociotextuais em suportes manuscritos, impressos e audiovisuais. O presente projeto está relacionado à quinta etapa do macroprojeto cujo objetivo é elaborar edições voltadas para estudantes da educação básica, aproveitando a diversidade de gêneros textuais das obras de Eulálio Motta e a dinâmica do acervo do escritor, ampliando o alcance da literatura não canônica no espaço escolar. Essas edições manterão um diálogo interdisciplinar com a Crítica Textual e os Estudos Literários e com as abordagens da formação de leitores do texto literário, baseando-se nas habilidades e competências propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As edições digitais para a educação básica seguirão os princípios e critérios já adotados pela equipe de edição das obras de Eulálio Motta, considerando a complexidade das novas práticas de leituras e de transmissão do texto nas mídias digitais, além de ampliar esses critérios e princípios levando em consideração o público-alvo. Espera-se contribuir para a formação de leitores na educação básica, ampliar o alcance da obra de Eulálio Motta e fomentar o debate interdisciplinar entre a Crítica Textual, a Literatura Brasileira e a formação de leitores na Educação Básica.
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Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| PATRICIO NUNES BARREIROS (Responsável) |
Docente |
01/03/2023 |
– |
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Financiadores
| Nome |
Natureza do Financiamento |
Início |
Fim |
| FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP |
BOLSA |
01/03/2023 |
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| FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DA BAHIA |
BOLSA |
01/03/2023 |
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Produções Intelectuais Associadas
| Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
| MEMES: DOS SENTIDOS ÀS MULTIMODALIDADES |
BIBLIOGRÁFICA |
LIVRO |
2024 |
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| Projeto de Pesquisa |
| Nome: Historiografia e crítica da literatura baiana do século XX |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: POÉTICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 03/01/2022 |
Data da Situação: 03/01/2022 |
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Descrição: O projeto analisa, à luz das teorias de Pierre Bourdieu, o campo da literatura baiana no século XX, explorando sua formação por meio dos grupos, revistas, autores e obras mais representativos desse período. Desde os primeiros modernistas até as gerações de 1960 e 1970, e incluindo autores contemporâneos, busca-se compreender de que maneira as demandas regionais, políticas e identitárias influenciam a constituição desse campo e se relacionam com os postulados estéticos dos grupos, revistas, autores e obras em estudo.
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Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| AMANDA MOURA DE SOUZA |
Discente – Mestrado |
01/03/2023 |
– |
| FLAVIA ANINGER DE BARROS ROCHA |
Docente |
01/03/2024 |
– |
| GABRIELA SANTANA PEREIRA |
Discente – Mestrado |
02/04/2024 |
– |
| IDMAR BOAVENTURA MOREIRA (Responsável) |
Docente |
02/01/2023 |
– |
| JULIA OLIVEIRA DOREA FALCAO |
Discente – Mestrado |
01/03/2023 |
– |
|
Financiadores
| Nome |
Natureza do Financiamento |
Início |
Fim |
| FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP |
BOLSA |
01/03/2023 |
|
| FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DA BAHIA |
BOLSA |
01/03/2023 |
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Produções Intelectuais Associadas
| Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
| ARTE E LITERATURA: A DOBRA DAS PALAVRAS NA POESIA DE ROBERVAL PEREYR |
BIBLIOGRÁFICA |
LIVRO |
2024 |
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| Projeto de Pesquisa |
| Nome: Imagem, paisagem e memória na poesia brasileira moderna e contemporânea |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: POÉTICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 02/02/2022 |
Data da Situação: 02/02/2022 |
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Descrição: A partir das reflexões de Walter Benjamim, Georges Didi-Huberman e Giorgio Agamben acerca da imagem, bem como da reflexões teórica de Michell Collot acerca da percepção da paisagem e suas relações com a poesia e outras artes, este projeto busca investigar a representação da paisagem na poesia brasileira moderna e contemporânea. Walter Benjamin, em Sobre o conceito de história (2016), afirma que “o passado só pode ser apreendido como imagem irrecuperável e subitamente iluminada no momento do seu reconhecimento […] Articular historicamente o passado não significa reconhecê-lo ‘tal como ele foi’. Significa apoderarmo-nos de uma recordação (Erinnerung) quando ela surge como um clarão num momento de perigo” (2016, p. 11). Didi-Huberman também estabelece uma relação entre imagem e memória, concebendo a imagem como “atividade de escavação arqueológica, em que o lugar dos objetos descobertos nos fala tanto quanto os próprios objetos, e como a operação de exumar alguma coisa ou alguém há muito enterrado na terra, posto em túmulo” (2012, p. 175). Memória e imagem estão, portanto, indissociavelmente entrelaçadas, uma vez que a imagem transcende o sentido de mera ilustração; ela não se limita ao que vemos, mas é também fruto do que vivenciamos anteriormente e semente do que ainda experimentaremos. Essa concepção de imagem-memória pode ser relacionada ao conceito de paisagem apresentado por Michel Collot. Segundo o autor, a imagem, vista na Antiguidade e na Idade Média como “pensamento simbólico do Lugar”, e nos Tempos modernos como “um conhecimento científico do espaço”, “está mais ligada ao ponto de vista de um indivíduo, indivíduo a quem o horizonte, ao mesmo tempo, limita e abre para o invisível”. Collot também entende a poesia como um espaço privilegiado para a expressão dessa concepção de paisagem. A poesia seria “lugar de expressão da sensibilidade, ou seja, ao mesmo tempo das sensações e dos sentimentos de um sujeito que se descobre abrindo-se ao mundo”, e “na arte e na poesia moderna, a paisagem aparece frequentemente ‘desfigurada’, porque não se submete mais aos cânones da figuração; contudo, é para ser refigurada, segundo o ponto de vista de um sujeito criador, e/ou configurada, segundo uma organização que não tem mais nada de ‘realista’, revelando-se mais abertamente lírica ou estética” (COLLOT, 2015, p. 18). O que o projeto propõe, portanto, é investigar a construção da paisagem como lugar de memória na poesia brasileira moderna e contemporânea.
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Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| IDMAR BOAVENTURA MOREIRA (Responsável) |
Docente |
02/02/2022 |
– |
| JESSICA NUNES SANTANA |
Discente – Mestrado |
01/03/2023 |
– |
| MOISES OLIVEIRA ALVES |
Docente |
01/02/2023 |
– |
| RICARDO MAGNO MACEDO ARGOLO |
Discente – Mestrado |
01/11/2024 |
– |
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Financiadores
| Nome |
Natureza do Financiamento |
Início |
Fim |
| FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP |
BOLSA |
01/03/2022 |
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Produções Intelectuais Associadas
| Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
| O MAR E A NOITE, AS FORMIGAS E AS LAGARTIXAS: O IMENSO E O MÍNIMO NA POESIA DE CECÍLIA MEIRELES |
BIBLIOGRÁFICA |
ARTIGO EM PERIÓDICO |
2024 |
|
| Projeto de Pesquisa |
| Nome: Letramento literário e ensino: alternativas metodológicas |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 01/02/2022 |
Data da Situação: 01/02/2022 |
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Descrição: O projeto de pesquisa objetiva alicerçar a formação de estudantes e professores de Língua Portuguesa do município de Feira de Santana-BA e macro região. Sabemos das carências formativas na área das literaturas desses estudantes /professores. Isto é, eles têm uma sólida formação acadêmica, dentro da universidade, nos cursos de letras, mas faltam alternativas metodológicas no ensino do letramento literário na educação básica, uma vez que os componentes curriculares de literatura não oferecem uma vinculação de aplicação do que se é estudado/aprendido na universidade e sua aplicação nas salas da educação básica por esses futuros/presentes professores. Há um separação entre teoria e prática que deveriam andar de mãos dadas, mas estão soltas. Assim,.desejamos investigar como se dá a formação dos estudantes de letras nos componentes de teoria literária e Literaturas e quais são as metodologias apresentadas pelos docentes universitários, planos de curso, ementas dos componentes etc para o ensino do letramento literário na educação básica.. Investigar-se-á a formação dos estudantes de letras em final de curso e também egressos que já estejam atuando na rede básica de ensino. Este projeto de pesquisa pretende também mediar a formação dos alunos para uma prática efetiva de ensino de literatura/letramento literário (COSSON, 2006) no ensino básico, difundindo não apenas o gosto pela leitura e literatura, mas, sobretudo, apresentar alternativas metodológicas para o exercício adequado do ensino/letramento da literatura. A metodologia se assentará em uma revisão bibliográfica e observações de aula em suportes presenciais e virtuais (vídeos-aula). Ao final do projeto de pesquisa espera-se que o futuro licenciado de Letras e o docente que esteja em sala de aula repense a abordagem tradicional do texto literário – tanto no seu viés histórico quanto ideológico. Amplie sua familiaridade com as práticas pedagógicas mais contemporâneas. Desejamos ainda apresentar propostas metodológicas que partam essencialmente da produção de sequências didáticas ou planejamento didático tendo por lastro as sequências didáticas propostas por Rildo Cosson (2006). Também discutir o Método Recepcional desenvolvido por Aguiar e Bordini (1993) baseado na estética da recepção de Jauss (1994) e ainda lastreado nesse autor apresentar a proposta de Juracy Assman Saraiva e Ernani Mügge (2006). .
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Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| ALANA DE OLIVEIRA FREITAS EL FAHL |
Docente |
01/02/2022 |
– |
| FABIOLA SILVA DE OLIVEIRA VILAS BOAS |
Docente |
01/02/2024 |
– |
| FLAVIA ANINGER DE BARROS ROCHA |
Docente |
01/02/2022 |
– |
| FRANCISCO FABIO PINHEIRO DE VASCONCELOS (Responsável) |
Docente |
01/02/2022 |
– |
| LUCIENE SOUZA SANTOS |
Docente |
01/02/2022 |
– |
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Financiadores
| Nome |
Natureza do Financiamento |
Início |
Fim |
| FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP |
BOLSA |
01/03/2022 |
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Produções Intelectuais Associadas
| Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
| A EXPANSÃO DA LITERATURA INFANTIL BAIANA 38 DE PROTAGONISMO FEMININO, DURANTE A PANDEMIA |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2024 |
| ‘A POESIA É TÃO BELA… MAS ELA NÃO ESTÁ(VA) AQU!’: A POESIA PERIFÉRICA E O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA EM SALA DE AULA |
BIBLIOGRÁFICA |
LIVRO |
2024 |
| AFROBETIZAR: UMA ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO LÍTERO-RACIAL ATRAVÉS DA OBRA BLACKOUT |
TÉCNICA |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
2024 |
| FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA ESCOLA: O SEMEAR DAS EXPERIÊNCIAS DA LEITURA PÚBLICA |
TÉCNICA |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
2024 |
| LETRAMENTO LITERÁRIO: POEMA DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA COMO SUPORTE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
BIBLIOGRÁFICA |
LIVRO |
2024 |
| LETRAMENTO LITERÁRIO VIA WEB: UM PARALELO ENTRE A BOOKINFLUÊNCIA E A SALA DE AULA |
BIBLIOGRÁFICA |
ARTIGO EM JORNAL OU REVISTA |
2024 |
| LETRAMENTO RACIAL E JUVENTUDE: BLACKOUT E A CONSTRUÇÃO DAS ESCREVIVÊNCIAS JUVENIS |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2024 |
| LITERATURA EM DIVERSOS TONS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ESCOLA |
BIBLIOGRÁFICA |
LIVRO |
2024 |
| LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MULTILETRAMENTOS: MOVIMENTOS DE AUTORIA COLABORATIVA NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL |
BIBLIOGRÁFICA |
ARTIGO EM PERIÓDICO |
2024 |
| NUM VELHO COFRE, O TESOURO DA TRADIÇÃO ORAL |
BIBLIOGRÁFICA |
ARTIGO EM JORNAL OU REVISTA |
2024 |
| O “GLORIOSO SÃO JOSÉ”: LEITURA E IDENTIDADE ATRAVÉS DAS TIRINHAS DA TURMA DO XAXADO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
BIBLIOGRÁFICA |
LIVRO |
2024 |
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| Projeto de Pesquisa |
| Nome: LITERATURA, CINEMA, TELEVISÃO E OUTRAS MÍDIAS AUDIOVISUAIS EM DIÁLOGO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CONTEMPORÂNEO |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: LITERATURA E FORMAÇÃO DE LEITORES |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 04/03/2019 |
Data da Situação: 04/03/2019 |
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Descrição: O Projeto problematiza as relações entre literatura, cinema, televisões e outras mídias audiovisuais, tomando como corpus principal o território cultural brasileiro em recortes literários, cinematográficos, novelas e seriados de tv, além de produções em outros suportes audiovisuais que façam convergir as leituras para os campos da semiologia, da análise do discurso, da filosofia da linguagem e outros operadores contemporâneos. São desenvolvidos estudos sobre os elementos éticos aas representações e estéticos das relações estabelecidas entre as linguagens. Concentramos as investigações nos territórios geográficos e imaginários dos seguintes temas: literatura modernista e cinema moderno e seus desdobramentos contemporâneos, compreendendo autores e obras conhecidas no cenário nacional e internacional, mas também os enfoques sobre obras locais “invisíveis” ao cânone da cultura nacional. O Projeto acolhe pesquisas que se debrucem sobre as relações entre literatura, cinema, televisão e outras mídias audiovisuais numa perspectiva de formação do leitor contemporâneo, evidenciando o diálogo implícito e/ou explícito entras as linguagens com a preocupação de empreender leituras críticas e teóricas no sentido de atender a formação de leitores com base nas orientações e dispositivos manifestos nos documentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira para o campo do ensino de linguagens.
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Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| ALANA DE OLIVEIRA FREITAS EL FAHL |
Docente |
04/03/2019 |
– |
| ANTONIA ROSANE PEREIRA LIMA |
Egresso – Mestrado |
06/06/2019 |
– |
| CALILA DAS MERCES OLIVEIRA |
Egresso – Mestrado |
04/03/2019 |
– |
| CLAUDIO CLEDSON NOVAES (Responsável) |
Docente |
04/03/2019 |
– |
| MAIRA PIRES CABRAL PICCIN |
Discente – Mestrado |
01/03/2023 |
– |
| MARCOS CEZAR BOTELHO DE SOUZA |
Docente |
04/03/2019 |
– |
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Financiadores
| Nome |
Natureza do Financiamento |
Início |
Fim |
| FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP |
BOLSA |
01/03/2023 |
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|
Produções Intelectuais Associadas
| Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
| A FÁBULA SATÍRICA DE ORWELL |
TÉCNICA |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
2024 |
| A NAU DAS SEREIAS: VANGE LEONEL E O GAIO SABER |
TÉCNICA |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
2024 |
| A OBRA DE VANGE LEONEL E A GAIA CIÊNCIA LESBOCULTURAL |
TÉCNICA |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
2024 |
| ADAPTAÇÃO OU ‘COAUTORIA’? A ‘PARCERIA’ ENTRE JIM JARMUSCH E WILLIAM CARLOS WILLIAMS EM PATERSON |
TÉCNICA |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
2024 |
| AUTORITARISMO NA TELA: O MICROFASCISMO EM O HOMEM QUE VIROU SUCO (1980) |
BIBLIOGRÁFICA |
LIVRO |
2024 |
| O LÉXICO DA SAPATARIA NA OBRA DE VANGE LEONEL |
TÉCNICA |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
2024 |
| O RETRATO DE JACQUES DEMY QUANDO JOVEM: A MEMÓRIA EM ‘JACQUOT DE NANTES’ (1991), DE AGNÈS VARDA |
TÉCNICA |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
2024 |
|
| Projeto de Pesquisa |
| Nome: Literaturas em paralaxe: do sertão nordestino ao diálogo universal, o pensamento da diferença |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: ACERVOS, MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 01/03/2023 |
Data da Situação: 01/03/2023 |
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Descrição: Este projeto tem por finalidade discutir possibilidades de diálogos literários e interartes a partir do olhar do sertão como lócus de vivência e, a partir dele, desviar o olhar para múltiplos discursos, sejam estes referentes à etnia, a gênero; sejam eles apoiados em caracteres imagéticos, sonoros; produzidos em livros, por vozes ou corpos, no ideário de formar leitores e revisitar leituras. Dessa forma, cabe explicitar como um estudo do sertão, e no sertão, consegue desviar seu olhar para o cânone ou para questionar esse cânone e, assim, pensar como o sertão constrói sua identidade em paralelo com construções de outros lóci e interage com eles. Assim, se paralaxe significa “estar ao lado de uma direção”, há que se vislumbrar diversas possibilidades de visões e (re)construções de saberes e sabores, e nosso intento é trilhar caminhos possíveis, vendo, ouvindo, sentindo, dizendo, interagindo e refazendo ideias, que (re)nascem do/no sertão, mas se espraiam pelo mundo.
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Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| ADEITALO MANOEL PINHO |
Docente |
01/03/2023 |
– |
| HELEN VANESSA COUTO SILVA |
Discente – Mestrado |
03/04/2023 |
– |
| ITHANA GOMES NOGUEIRA |
Discente – Mestrado |
02/04/2024 |
– |
| JOAO EVANGELISTA DO NASCIMENTO NETO (Responsável) |
Docente |
01/03/2023 |
– |
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Financiadores
|
Produções Intelectuais Associadas
|
| Projeto de Pesquisa |
| Nome: O estatuto da escrita literária na América latina e a construção do trabalho de luto |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: POÉTICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 02/01/2023 |
Data da Situação: 02/01/2023 |
|
Descrição: Investiga as condições de produção da narrativa latino-americana contemporânea e a inscrição do trabalho de luto e melancolia para o entendimento do estatuto da escrita literária
|
Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| EDSON OLIVEIRA DA SILVA (Responsável) |
Docente |
03/01/2023 |
– |
| JAQUELINE DE MELO SILVA COSTA |
Discente – Mestrado |
18/03/2024 |
– |
| NAYARA DOS SANTOS PEREIRA |
Discente – Mestrado |
01/03/2023 |
– |
| RAFAELA PEREIRA CERQUEIRA |
Discente – Mestrado |
01/03/2023 |
– |
|
Financiadores
| Nome |
Natureza do Financiamento |
Início |
Fim |
| FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP |
BOLSA |
01/03/2023 |
|
|
Produções Intelectuais Associadas
|
| Projeto de Pesquisa |
| Nome: PONTOS DE CRUZ: CONTISTAS E CRONISTAS EM LÍNGUA PORTUGUESA, XIX-XXI |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: POÉTICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 10/03/2022 |
Data da Situação: 10/03/2022 |
|
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa investigar a significativa produção de contistas e cronistas em Língua Portuguesa, especialmente autores brasileiros e portugueses dos séculos XIX ao XXI. Com foco em como essas narrativas refletem a realidade social e cultural de suas épocas através do estilo de seus autores e como esses gêneros vem se desenvolvendo ao longo do tempo. O estudo busca compreender o conto e a crônica como formas literárias essenciais para capturar o cotidiano, as experiências pessoais e os temas considerados universais. Ao longo de um levantamento analítico, pretende-se identificar o papel desses gêneros na formação de uma identidade cultural e destacar o potencial educativo das narrativas breves para enriquecer o repertório crítico de sues leitores e sua relevância no ensino da literatura. Tomaremos como principais bases teóricas os estudos de Arrigucci (1987), Candido (1992), Infante (2001) e Cortázar (2004).
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Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| ALANA DE OLIVEIRA FREITAS EL FAHL (Responsável) |
Docente |
10/03/2022 |
– |
| FRANCISCO FABIO PINHEIRO DE VASCONCELOS |
Docente |
10/03/2022 |
– |
|
Financiadores
| Nome |
Natureza do Financiamento |
Início |
Fim |
| FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP |
BOLSA |
10/03/2023 |
|
|
Produções Intelectuais Associadas
|
| Projeto de Pesquisa |
| Nome: Pretérito imperfeito: uma coreografia verbal do mito do amor na contemporaneidade – Fase 2 |
| Área de Concentração: LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL |
Linha de Pesquisa: POÉTICAS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS |
| Natureza do Projeto: PESQUISA |
Situação do Projeto: EM ANDAMENTO |
| Data de Início: 01/02/2021 |
Data da Situação: 01/02/2021 |
|
Descrição: Estudo crítico das formas e mecanismos de retomada, negação, diluição e/ou atualização do mito do amor na contemporaneidade, a partir de um recorte dos aspectos poéticos presentes em textos literários, filmes, letras de música e outras manifestações culturais que explicitem novas possibilidades de investimentos nos vínculos afetivos. Parte-se do princípio de que as encenações dos vínculos afetivos, percebidos na cena cultural contemporânea, não apenas constituem experiências compartilhadas pela mediação de um produto estético, mas, também, trazem questões simbólicas, posicionamentos e reflexões socioculturais. Dessa forma, o projeto busca mapear as imagens de amor e desejo, nos textos selecionados, atentando tanto para o reforço do mito do amor, quanto para a crítica a essa projeção simbólica; comparando, ainda, a multiplicação de significados que as imagens de amor e desejo adquirem, a partir não só da diferença autoral, mas, também, devido à especificidade e funcionamento da cultura a que pertencem. O objetivo maior é estimular e promover reflexões consistentes sobre o tema, a fim de que os membros da equipe desenvolvam a dominem um arcabouço teórico acerca do assunto e possam participar de debates, encontros, mesas-redondas, minicursos e oficinas que trabalhem com as reivenções do mito do amor na contemporaneidade. Além disso, o projeto busca orientar trabalhos de pesquisa, quer na graduação, quer na pós-graduação, criando possibilidades de intercâmbios, interdisciplinar e entre instituições, com vistas ao aprofundamento analítico do tema.
|
Equipe
| Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
| ALESSANDRA LEILA BORGES GOMES FERNANDES (Responsável) |
Docente |
01/02/2021 |
– |
| FLAVIA ANINGER DE BARROS ROCHA |
Docente |
01/04/2022 |
– |
| ROGER AMADO VELOSO |
Discente – Mestrado |
01/04/2024 |
– |
|
Financiadores
| Nome |
Natureza do Financiamento |
Início |
Fim |
| FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP |
BOLSA |
01/03/2024 |
|
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